Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Saúde

Farmácia faz campanha pelo uso racional de medicamentos

Publicada em 11/05/23 às 13:53h - 55 visualizações

por Cristina Xavier d Almeida


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) aproveita o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM), 5 de maio, para fazer campanha, durante todo o mês de maio, de conscientização da população sobre os riscos da automedicação. A campanha foi lançada nas redes sociais do Conselho e em evento na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Com o lema “Medicamento é solução: não deixe virar problema”, o Conselho adverte que a medicação deve ser individualizada e na dose certa. 

“O mês do Uso Racional de Medicamentos é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de se utilizar medicamentos de forma segura e responsável”, explica Lorena Baía, presidente do CRF-GO. Segundo ela, a campanha visa alertar para os riscos da automedicação e incentivar a consulta ao farmacêutico, que é o profissional de saúde mais acessível da população. “O farmacêutico pode orientar o paciente sobre a administração correta do medicamento, na dosagem e horário recomendados, e pode evitar interações medicamentosas e intoxicação”, aconselha a presidente. 

Em vídeo produzido para a campanha, o CRF-GO orienta “Não use medicamentos com dosagem, horário ou receita que não tenham sido feitos para você”. Por meio de imagens, o vídeo mostra que o bolo se passar do tempo vira um problema, que o açúcar em excesso no cafezinho vira um problema e que a pimenta também pode ser um problema se for usada em excesso e se não for o ingrediente certo, na dosagem exata para cada prato específico.

“Com medicamento também: a diferença do que nos faz bem ou mal é só a dose”, detalha a campanha. O mês do Uso Racional de Medicamentos tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso correto de medicamentos e evitar problemas de saúde e desperdício de recursos financeiros.

Todo medicamento oferece efeitos colaterais. O uso inadequado pode causar intoxicações, interações medicamentos e até agravar ou provocar doenças. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que, somente em 2022, foram registrados 3.006 casos de intoxicação causadas pela automedicação no Estado. Neste ano, até o momento, já foram 932 casos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 61634   Usuários Online: 1
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2024 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!